Em dezembro de 2025, foi anunciado pela Prefeitura do Rio o retorno da prestigiada Rio Fashion Week, também conhecida como a Semana de Moda do Rio. A cidade grande passou por um período de hiato em receber o evento por cerca de 10 anos, em razão de instabilidades na economia da moda no local. Já que mais e mais oportunidades no mercado de modelos estarão surgindo no próximo ano, é muito importante que qualquer interessado nessa profissão entenda da história das maiores vitrines fashions.
Entre os dias 11 de setembro e 07 de outubro de 2025, o mundo da moda voltou seus olhos para as mais importantes Semanas de Moda do mundo: as prestigiadas Fashion Weeks. Realizadas respectivamente em Nova York, Londres, Milão e Paris (os maiores epicentros da moda global e conhecidas como Big Four), elas representam o suprassumo da sofisticação, ditando futuras tendências e atestando seu grau de influência. Servindo muito além de desfiles: são verdadeiros termômetros para o comportamento e consumo contemporâneo.

Para quem sonha em desfilar nas maiores semanas de moda do mundo, entender sua origem e importância é fundamental. E mais do que isso: é essencial saber como se preparar, ser descoberto e conquistar seu espaço. A seguir, vamos explorar essa trajetória e como a AMC Models pode ser o ponto de partida da sua carreira nas passarelas.
Fashion Week: de uma ideia a uma revolução
Tudo começou no século XIX, quando o estilista inglês Charles Frederick Worth, conhecido atualmente como o pai da alta-costura, criou o conceito de semana da moda: contratar mulheres para usar suas criações em público, como em calçadas e salões de beleza. Em conjunto com a febre da Belle Époque, período social que por sua vez estimulou o florescimento de expressões artísticas e culturais na França, Paris tornou-se a capital histórica da moda.

Porém, com o advento da Segunda Guerra Mundial na Europa, o cenário muda drasticamente: a moda perde seu espaço na Cidade Luz e grandes casas de alta-costura, conhecidas como maisons, precisaram fechar suas portas. Jornalistas e fotógrafos, grandes aliados na divulgação das tendências, também sofreram e foram severamente limitados, uma vez que a imprensa foi proibida de entrar no país.
Com a lacuna da alta-costura no mundo, surgiram duas figuras importantíssimas e visionárias que mudaram como vemos e consumimos moda até hoje: a publicitária americana Eleanor Lambert e sua assistente Ruth Finley. Responsáveis pela criação de inúmeros eventos conceituados, como A Lista do Hall da Fama Internacional dos Mais Bem Vestidos, Coty Fashion Critics’ Awards/CFDA Awards e o Met Gala, as profissionais fundaram a primeira Fashion Week.

Enquanto Paris estava paralisada pela guerra, Lambert e Finley resolveram dar vez para os talentos americanos na Cidade do Concreto, também conhecida como Nova York. Em 1943, nasce a primeira Semana de Moda oficial: a “Press Week”, onde estilistas de renomadas marcas e jornalistas se reuniam para prestigiar as coleções de perto e fomentar o cenário fashion local, sem ter a necessidade de viajar para a Europa. Ainda, com uma infinidade de artistas e criações acontecendo ao mesmo tempo, Ruth criou o “Calendário da Moda”, que organiza todos os eventos dentro de um mesmo período, facilitando o acesso da imprensa, compradores e público, gradualmente esboçando-se no calendário que conhecemos hoje.
A ascensão do São Paulo Fashion Week: o Brasil também pode
Junto destes quatro gigantes do mundo da moda, São Paulo conta com a quinta maior Semana da Moda no mundo e a maior da América Latina. O que começou com apenas uma parceria pontual entre o produtor de eventos Paulo Borges e a empresária Cristiana Arcangeli, com o objetivo de divulgar a marca de cosméticos Phytoervas, tornou-se no mais importante evento de moda do país. Sua primeira edição contou com nomes como Walter Rodrigues, Sonia Maalouli e Alexandre Herchcovitch.

De Phytoervas Fashion a Morumbi Fashion Week, o fim da década de 90 estabeleceu a presença brasileira no mercado da moda mais que nunca. Foi aí que nomes como Gisele Bündchen, Adriana Lima e Alessandra Ambrósio surgiram, refinando o espaço das passarelas no país. Em 1999, a modelo inglesa Kate Moss desfilou para a grife Ellus, exibindo sua coleção de verão da época – fomentando mídias globais e gerando interesse internacional no evento.

No entanto, foi apenas no ano de 2001 que a semana passou a ser chamada de São Paulo Fashion Week, provando ao mercado mundial que o Brasil estava preparado para realizar eventos de grande porte e receber nomes de peso. Nesta edição, ela contou com peças importadas e coleções de grifes prestigiadas, como Swarovski, Dolce & Gabbana, Alexander McQueen e Vivienne Westwood.
Quanto aos cariocas, o desfile Fashion Rio já se fazia presente nos palcos e passarelas da cidade, além do Rio Moda Rio, em 2016. Começando no início dos anos 2000, o evento chegou aos patamares paulistas e perdurou por mais ou menos 10 anos e, enfim, terminando em 2016 por instabilidades economicas no Rio de Janeiro. Entretanto, em dezembro de 2025, a Prefeitura do Rio anunciou ao público o seu retorno com um nome diferente: Rio Fashion Week. A iniciativa se deu pela vontade de Paulo Borges em reposicionar a cidade como um polo fashion internacional e consolidá-la como um destino criativo com visibilidade abrangente.

AMC Models: revelando talentos para as passarelas do mundo
Em meio a grandes nomes, fica difícil definir seu espaço nesse mercado tão abrangente nessa carreira tão disputada e rica de experiências. Ser modelo exige muito mais que beleza, é preciso muita responsabilidade e comprometimento.
As modelos Sabrina Sachser e Werica Larissa foram duas profissionais promissoras que participaram de eventos da AMC Models, como o AMC Connect, voltado para a descoberta de novos talentos e capacitação profissional. De Lucas do Rio Verde e de Recife, as duas brilharam nas passarelas da São Paulo Fashion Week, representando marcas como Glória Coelho e Lino Villaventura. Se você também sonha em viver esse universo e acredita no seu potencial, a hora é agora. A AMC Models está em busca de novos rostos e histórias inspiradoras para levar à passarela. Faça parte de quem transforma sonhos em conquistas. Venha descobrir até onde você pode chegar com a AMC!

Siga nossas redes sociais para ficar ligado nas novidades do mundo da moda e quais serão as próximas cidades que estaremos com as nossas seleções:
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.